segunda-feira, 13 de julho de 2015

Tribo indígena desenvolve videogame sobre sua própria história no Acre


E se eu te falasse que uma tribo indígena do Acre está desenvolvendo um videogame enquanto escrevo esse post?

Bem, não é a tribo sozinha. Também há programadores, artistas e antropólogos envolvidos no projeto. Mas os índios da comunidade Huni Kuin estão ajudando no desenvolvimento.

A obra se chama Huni Kuin: os caminhos da jiboia e, pelo que dá para entender do vídeo, trata-se de um jogo de plataforma de 5 fases, onde cada fase conta uma antiga história da tribo.

De acordo com um dos idealizadores, o jogo fica pronto ainda no segundo semestre de 2015, e poderá ser baixado gratuitamente pela internet.

O objetivo desse projeto é levar um pouco da cultura dos Huni Kuin para a sociedade brasileira, através de uma mídia moderna.

Eu achei fantástico. E, se a gente for pensar bem, outros jogos de franquias mais populares já fazem esse trabalho para outras culturas. Por exemplo, God of War e a cultura grega. Assassin´s Creed e diversos períodos históricos. Civilization e as culturas das diversas civilizações.

Nesse sentido, dá para substituir um livro por um videogame? Ainda não. Mas com certeza é mais divertido e vai atingir muito mais gente.


Videogame Huni Kuin: os caminhos da jiboia from Beya Xinã Bena on Vimeo.

achado via Ricardo Bitencourt

12 comentários:

  1. mariana que me mostrou :) muito bacana

    ResponderExcluir

O espaço é aberto para críticas, sugestões e até elogios. Só, por favor, não venha com spam.