terça-feira, 21 de julho de 2015

Robert McKee responde: é possível usar o storytelling no marketing?


Perguntam para o mestre Robert McKee se é possível usar o storytelling no marketing.

Sugiro dar o "play" no vídeo abaixo porque a resposta dele é boa. Mas vou adiantar aqui dois trechinhos.

Ele diz que, quando alguém vai ao bar encontrar os amigos, contar histórias é natural. Elas simplesmente aparecem. Diferentemente disso, no meio corporativo, fazer bullet points não é natural, dar o atributos emocionais a objetos não é natural e por aí vai.

Mais para frente ele comenta que listar fatos é a coisa fácil a se fazer, e precisa de pouco talento. Já contar uma história (ou "dramatizar dados", como ele se refere nesse trecho) requer algum talento, tempo pra processar e, além disso, envolve algum risco. Mas a segunda técnica é muito mais eficiente do que a primeira.

E não é que o velhinho tem razão? :)

15 comentários:

  1. O storytelling é realmente uma ferramenta poderosíssima, capta a atenção e cria um laço com a audiência. Excelente forma de aplicar o Imbound Marketing.

    ResponderExcluir

O espaço é aberto para críticas, sugestões e até elogios. Só, por favor, não venha com spam.