sexta-feira, 12 de junho de 2015

Funcionários versus JBS: conteúdo também é arma de guerrilha


Imagine que você está se sentindo prejudicado de alguma forma e precisa chamar a atenção da opinião pública para pressionar seu adversário. O que fazer?

Um protesto na rua?
Um post no Facebook contando o que está acontecendo?
Um abaixo-assinado no Avaaz ou site semelhante?

Todas essas alternativas sempre são válidas. Mas os funcionários da JBS (gigante da carne, dona da Seara e da Friboi), que estavam insatisfeito com algumas políticas da empresa, foram além e apostaram no conteúdo.

Mais especificamente, em um vídeo parodiando e ironizando a famosa propaganda do Tony Ramos. Em outras palavras, eles usar o humor como arma para, logo depois, chegarem na mensagem principal. Você começa assistindo pela brincadeira, pela curiosidade (e também porque é um pouco mal feito) e, quando menos percebe, está recebendo as informações que eles queriam te passar.

Qual a novidade disso? Nenhuma. Já vi muitas ONGs e clientes decepcionados usando técnicas parecidas para chamar a atenção. Mas, pelo que eu me lembro, nunca tinha visto isso sendo aplicado por funcionários de uma própria empresa, sindicatos e afins.

Se a moda pegar, os alvos (empresas) terão arranjado uma bela dor de cabeça. Não quero entrar no mérito sobre quem está certo, até porque não conheço o caso de perto, mas, independentemente disso, qualquer empresa se sente acuada contra a opinião pública.

E qual a lição que fica aqui? Que qualquer um, qualquer um mesmo, pode utilizar conteúdo bem pensado a seu favor. Principalmente quando não se tem muito orçamento disponível.

Basta a história ser boa.



(para saber mais, leia a matéria do El País)

5 comentários:


  1. شركة تنظيف بمكة شركات تنظيف بمكة
    شركة تنظيف بالمدينة المنورة شركات تنظيف بالمدينة المنورة
    شركة تنظيف بالجبيل شركات تنظيف بالجبيل
    شركة تنظيف بالدمام شركات تنظيف بالدمام
    شركة تنظيف بالخبر شركات تنظيف بالخبر

    شركة تنظيف بالاحساء شركات تنظيف بالاحساء

    شركة تنظيف بجدة شركات تنظيف بجدة

    ResponderExcluir

O espaço é aberto para críticas, sugestões e até elogios. Só, por favor, não venha com spam.