terça-feira, 9 de setembro de 2014

Como abraçar histórias reais?


Fiquei com essa aba aberta no meu navegador durante meses, desde a Copa, e só consegui dar play (e fechá-la) hoje. Belíssima a campanha da Coca-Cola argentina sobre o famoso abraço de 1978, entre dois jogadores da seleção e um torcedor que perdeu os braços em um acidente.



Campanhas feitas a partir de histórias de vida reais não são exatamente uma novidade, mas desconfio que tenham ficado mais populares de uns tempos para cá. Histórias, reais ou não, tem esse poder de capturar a atenção e engajar as pessoas.

O que me chama a atenção quanto isso é a necessidade das marcas (e agências) estarem continuamente abertas à receberem essas histórias, como uma grande esponja ou pára-raios (escolha a melhor metáfora). Mas será que estão?

Como uma marca capta essas histórias reais que eventualmente podem ser absorvidas por uma campanha? A burocracia do SAC, com certeza, não é uma boa ferramenta pra isso. Concursos culturais do tipo "conte sua história" são limitadas por um curto período de captação. O marketing das empresas costumam ficar distantes demais do público. A criação das agências pode enxergar isso como uma concorrência à seus brilhantes insights.

Desconfio que a melhor resposta esteja nas mídias sociais. Marcas que se relacionam bem com seus consumidores podem facilmente capturar essas histórias que são naturalmente contadas. Aliás, muitas já fazem, mas poucas tem a noção do potencial para que sejam transformadas em algo mais: conteúdo.

5 comentários:

  1. Accident Need Save Yourself, Save the World For any car automobile accident personal injury Lawyer and Attorney Advice Also, all automobile and car insurance quotes guidance for free

    ResponderExcluir

  2. شركة نقل اثاث من الرياض الى الدمام شركة نقل اثاث من الرياض الى الدمام

    شركة نقل اثاث من الرياض الى جدة شركة نقل اثاث من الرياض الى جدة
    شركة نقل اثاث بحفر الباطن شركة نقل اثاث بحفر الباطن
    شركة نقل اثاث الجبيل شركة نقل اثاث الجبيل
    شركة نقل اثاث بالخبر شركة نقل اثاث بالخبر

    ResponderExcluir
  3. 5) We will deal promptly with complaints. Once full details have been established, we aim to resolve within 28 days any complaint brought under the IPSO Editors' Code. If we fail to resolve such a complaint to your satisfaction within this time, you may refer the matter to IPSO.

    Almost every state supernatural t shirts is expected to eventually allow sports betting, with the restrictions urban t shirts varying by state. Tepper is a forward thinker on this issue. tshirts printing If the state of North Carolina allows it, I would not be surprised to see a casino or a betting parlor of some type on the site of the Panthers' current practice fields adjoined with a fancy hotel and some upscale restaurants in a new, EpiCentre like development within 10 to 15 years.

    ResponderExcluir
  4. الداء: يمكن للفئران أن تؤذي وتنقل عددا من الأمراض الخطيرة. مثلما يستطيعون أيضًا تقديم طفيليات تحمل الأمراض مثل البراغيث والقراد في منزلك.
    بغض البصر عن الموسم ، من الهام إبقاء الآفات خارج منزلك طوال العام. وإبعادهم ليس وقعًا لمرة واحدة. لذلك الداعِي يقدم أخصائيو مكافحة الآفات لدينا حراسة مخصصة مسنودة بالعلوم لإنقاذ منزلك من الآفات على مدار العام.شركة مكافحة حشرات

    ResponderExcluir

O espaço é aberto para críticas, sugestões e até elogios. Só, por favor, não venha com spam.