No dia 09/12/2013 foi publicada minha entrevista para o projeto Papo de Marketeiros, que tem feito perguntas para profissionais de comunicação renomados de todo o país. O link original você encontra aqui.
Bruno Scartozzoni é um profissional multi-disciplinar de planejamento e estratégias de comunicação, escritor e professor. Com mais de 10 anos de experiência, já atendeu clientes como Nokia, Nestlé, Sony, AmBev e Sebrae.
Graduado e pós-graduado na FGV em Administração Pública e Administração de Empresas. Passou por agências como Banco de Eventos, Aktuell, Talk Interactive e Ativa Esporte. Foi um dos fundadores da Storytellers, primeira agência brasileira especializada em criar histórias para marcas.
Atualmente é Diretor de Planejamento da Flap Live Marketing, consultor de storytelling e transmídia para empresas, professor da ECA-USP, ESPM SP e FIA. É colaborador do coletivo Update or Die.
1. Vamos conhecer melhor o Bruno? Tem algum animal de estimação? Qual o nome dele?
Minha mãe tem um cachorro que considero um irmão. É o Toby, um simpático cocker spaniel.
2. Conte algo estranho que você já fez e que acha que ninguém nunca fez.
Anos atrás dei início ao processo de criação da associação de ex-alunos do meu colégio, que hoje é bastante ativa, depois de chegar alcoolizado de uma balada, ter a ideia no meio da madrugada e resolver disparar e-mails para pessoas que não conhecia (algumas delas são grandes amigas hoje).
3. Um vídeo superengraçado que você indica que todos vejam no youtube.
O vídeo em que o Lasier Martins toma choque das uvas. É antigo, é bobo, mas quando eu vejo ainda rolo de rir. Nada mais espontâneo e bizarro do que aquilo.
4. Vamos falar sobre Transmedia Storytelling? Qual a importância dela no planejamento de conteúdo para as mídias sociais?
Antes de tudo é preciso ter consciência de que transmedia (ou transmídia, em português) e storytelling (contação de histórias) são dois conceitos diferentes que podem funcionar juntos ou não. Por isso talvez faça mais sentido responder essa pergunta em partes.
Storytelling é um conjunto de técnicas utilizadas pelo ser humano há pelo menos 30 mil anos, período que corresponde às estimativas mais curtas de quando a linguagem surgiu. Uma história é, basicamente, um formato específico para a disposição de fatos que, quando utilizado, tem o poder de transmitir conhecimento ao mesmo tempo que entretém, aumentando as chances de que o público absorva aquelas informações.
As técnicas de contação de histórias, há séculos utilizadas por escritores, roteiristas de teatro e, mais recentemente, de cinema, televisão e videogames, tem despertado o interesse de profissionais de comunicação em geral justamente pelo poder que uma história tem para capturar a atenção das pessoas. Hoje em dia, por exemplo, a sala do cinema é um dos poucos lugares em que ainda somos capazes de passar duas horas sem mexer no celular. Em um ambiente midiático cada vez mais inundado por informações, resultando em pessoas com atenção cada vez mais dispersa, algo que consiga produzir esse tipo de efeito vale ouro.
Agora vamos para a transmedia, que é basicamente um raciocínio que consiste na veiculação de informações complementares e idealmente independentes em mídias diferentes. Isso não é exatamente novo, mas passou a fazer muito mais sentido na realidade atual, onde as pessoas fragmentam seu tempo e atenção por diversas mídias, às vezes até ao mesmo tempo. Nesse sentido não há mais porque transmitir a mesma mensagem, ainda que com adaptações, por canais diferentes.
Uso como exemplo um jogo de futebol. Você veria exatamente o mesmo jogo na TV e no celular ao mesmo tempo? Dificilmente. Mas se no celular você tiver informações diferentes e complementares isso fará sentido. A vantagem para quem transmite é a multiplicação dos pontos de entrada para aquele universo, assim como uma maior chance de que, independentemente da mídia, o público esteja sempre dentro do mesmo assunto.
Já transmedia storytelling é a união das duas coisas, ou seja, uma história sendo contada de forma transmidiática. Os dois maiores exemplos disso são o universo Star Wars, que começou em 1977, e a saga Matrix, mais recente, que foi a primeira franquia pensada desde o início para ser transmedia.
A importância disso para as mídias sociais é que, com cada vez mais mídias ganhando relevância e consumindo o tempo das pessoas, começa a fazer mais sentido pensar em estratégias de conteúdo diferentes para cada uma delas, mas complementares entre si. Aí está a transmedia. Se esses conteúdos contarem uma história, usando as técnicas dos escritores e roteiristas, maior ainda a chance de conseguir a atenção do público.
5. Você acredita que, mesmo não sendo algo novo, é a tendência de conteúdo para este ano?
Acho que esse é um caminho sem volta. Já faz alguns anos que as vozes mais importantes de publicidade repetem mantras como “conteúdo é rei”. O que elas querem dizer, no fundo, é que agências e empresas precisam entender comunicação por um novo ângulo. Ninguém mais tem tempo para perder com propaganda, mas com entretenimento de qualidade e informações úteis, sim. E se essas coisas ajudarem a anunciar um produto ou serviço de forma respeitosa, tudo bem.
6. Na ideia do crescimento do Transmedia Storytelling é indispensável o alinhamento da empresa não só nos meios digitais mas nas mídias de publicidade off-line?
Sem dúvida. Na verdade essa noção de publicidade on e offline também, aos poucos, vai caindo por terra. Assim como, hoje em dia, ninguém (ou quase ninguém) mais se choca com aqueles casos de casais que se formam pela internet. Você conhece uma menina na balada, pega o Facebook dela, começa a trocar mensagens e vai galgando estágios de intimidade online até que a relação se torne offline novamente. O flerte entre marcas e consumidores é assim também. Não existe on e off, mas sim a vida das pessoas e os momentos mais propícios para abordá-las.
7. Você acha que o Transmedia Storytelling é um conceito maduro em grandes empresas no Brasil ou algo que está ainda apenas começando?
Toda semana alguém me liga ou me escreve pedindo minha consultoria para “fazer uma transmídia”. O problema é que essa demanda não faz sentido. Transmídia é só o raciocínio. “Mas qual é a mensagem? O que você quer contar e para quem?”, eu pergunto. Infelizmente a maioria das pessoas não sabem a resposta, ou seja, só ouviram falar sobre um novo conceito e estão indo atrás sem tentar entendê-lo.
Não reclamo, pois assim tenho cada vez mais alunos nos meus cursos. Mas, por outro lado, isso me impossibilita de construir mais cases bacanas.
8. Você acredita que o Porta dos Fundos é um formato de Transmedia Storytelling? E este é um formato que favorece cada vez mais o conteúdo independente?
A medida em que o Porta dos Fundos cria um universo para si mesmo, primeiro com as esquetes cômicas, depois com o canal de making ofs, canal de comentários etc., em um certo nível eles estão criando um ecossistema transmídia sim. Se você está interessado no Porta dos Fundos como empresa, grupo ou instituição, há vários trechos de informações que se complementam soltos por aí. E eles estão fazendo cada vez mais e melhor.
Se a gente considerar cada esquete cômica como uma pequena história, de certa forma eles também fazem storytelling. Mas é preciso entender que as histórias que eles contam são mais próximas de tirinhas de jornal do que de uma série televisiva. O ponto é que essas esquetes, até segunda ordem, não se conectam entre si, não se complementam. Então, nesse sentido, a rigor, não trata-se de transmedia storytelling.
Mas o mais importante é que isso não tem a menor importância. É bom? Faz sentido? O público gosta? Tem um modelo de negócios sustentável? Então eles estão fazendo bem, seja lá o que for. E sim, esse é um exemplo que, para o bem e o para mal, acaba alimentando as esperanças de quem produz conteúdo independente.
9. Cite alguns casos de transmedia storytelling que considera interessantes.
No campo do entretenimento já citei dois dos mais clássicos: Star Wars e Matrix.
Já no campo da publicidade posso citar a campanha Happiness Factory, da Coca-Cola, que foi veiculada por volta de 2006. Ainda que a marca pudesse ter explorado mais, ali havia um universo construído, com várias possibilidades de histórias e desdobramentos. Até hoje, talvez, tenha sido um dos exemplos mais interessantes do que podemos esperar para um futuro próximo.
10. Você acredita que este é o ano que o mobile vai, finalmente, deslanchar? É possível fazer Transmedia Storytelling focado nisso?
Com certeza dá para incluir o mobile em estratégias transmidiáticas. Sendo uma mídia cada vez mais importante na vida das pessoas, não incluir pode até ser sinal de miopia. Mas transmedia implica em diversas mídias, ou seja, se é focado em apenas uma não dá para ser transmedia.
11. Na sua opinião, o Facebook está crescendo ou caindo? Por quê?
Não sou especialista em Facebook para responder isso categoricamente, mas eu acho importante termos a noção de que nada no mundo é para sempre. Se até o Império Romano caiu, em algum momento o Facebook também será passado para trás por uma força mais poderosa.
Em resumo, não acho que ele já está na fase de queda, até porque ainda há muitos degraus para chegar no topo. Mas de uns tempos para cá usuários e empresas vem se conscientizando de que ele não uma solução definitiva. Aliás, para o próprio Facebook, no longo prazo, é interessante se desvincular desse papel. Como dizem, quanto maior a altura, maior a queda.
12. Para a galera que gostaria de ler sobre o assunto, que livros recomenda?
Story, do Robert Mckee, para quem quer entender mais sobre storytelling. Cultura da Convergência, do Henry Jenkins, para quem quer entender mais sobre transmídia.
13. Um artigo sensacional de Transmedia Storytelling
Os 7 mitos do Trasnsmedia Storytelling, pelo próprio Jenkins: http://www.fastcompany.com/1745746/seven-myths-about-transmedia-storytelling-debunked
14. Três dicas para quem está começando na área de Transmedia Storytelling.
Quer trabalhar com isso?
- Sendo frio, ainda não existe uma carreira disso no Brasil. O mais fácil é tentar aplicar da melhor forma possível no seu trabalho e ir ganhando espaço.
- Por favor, não fale abobrinhas sobre o assunto. Procure se informar.
- Não seja um deslumbrado. Transmedia Stortytelling é só raciocínio e técnica. Isso não vai salvar a publicidade, nem sua vida.
15. Cite um blog muito bom sobre Transmedia Storytelling
Momento jabá: vou recomendar meu blog, pode? www.caldinas.com.br Edito ele há alguns anos com muito carinho.
16. Para finalizar, uma “twittada”: frase, pensamento ou algo que compartilharia em 140 caracteres.
"O ET Bilu é um Dollynho versão astronauta."
2015-12-10 xiaozhengm
ResponderExcluirsac longchamp
coach outlet
gucci borse
nike uk
nike free run
kate spade outlet
polo outlet
michael kors
christian louboutin outlet
cheap jordan shoes
sac longchamp pliage
ghd hair straighteners
longchamp outlet
louis vuitton
fitflops
jordan 8s
coach factory outlet
nike free runs
ugg outlet
ray ban
nike trainers
air jordan pas cher
jordan 3
coach factory outlet
michael kors outlet online
coach outlet
coach outlet
snapbacks wholesale
nike roshe runs
michael kors outlet
ugg boots
adidas uk
soccer jerseys
michael kors outlet
nike air max shoes
nike blazers
tommy hilfiger outlet
hollister uk
true religion outlet
louis vuitton handbags
2016-03-18keyun
ResponderExcluirgucci outlet
coach outlet
kate spade
cheap jordan shoes
louis vuitton handbags
jordan concords
coach factorty outlet online
hollister outlet
adidas originals
michael kors outlet
toms shoes
coach factory outlet
louis vuitton outlet stores
ralph lauren outlet
kevin durant basketball shoes
polo ralph lauren outlet
louis vuitton uk
jeremy scott shoes
kate spade handbags
jordan 6
tods outlet online
abercrombie outlet
ugg outlet
louis vuitton
oakley sunglasses
ray ban sunglasses
fitflops sale clearance
coach outlet online
lebron 13
designer handbags
kate spade
ugg boots
nike blazers
longchamp bags
michael kors outlet online
michael kors outlet
michael kors outlet
beats by dr dre
zhengjx20160328
ResponderExcluircoach outlet
nike running shoes
puma outlet
vans store
converse outlet
ferragamo
mont blanc pens
vans outlet store
louboutin
louis vuitton bags
jordan pas cher
louis vuitton handbags
ralph lauren
ugg outlet online
ray ban sunglasses
louis vuitton pas cher
valentino
burberry outlet stores
toms shoes
armani outlet
hermes outlet
nike huarache
coach factory outlet
burberry outlet
cartier love ring
nike roshe run
michael kors outlet clearance
coach outlet online
toms outlet
jimmy choo outlet store
coach outlet
rolex replica watches
toms outlet
coach factory outlet
ray ban outlet
gucci outlet online
supra store
nike tn pas cher
nike trainers
michael kors bags
zhengjx20160711
ResponderExcluirkobe shoes
lebron 12
ray bans
michael kors outlet
michael kors outlet clearance
ray ban sunglasses outlet
ralph lauren outlet
air jordan shoes
cheap toms
red bottom shoes
true religion jeans
kd 7 shoes
nike air max uk
louis vuitton purses
louboutin femme
gucci outlet
replica rolex watches
louis vuitton purses
concords 11
supra for sale
replica watches
cheap jordans
fitflop shoes
giuseppe zanotti outlet
tory burch outlet
cheap ray ban sunglasses
ghd flat iron
kate spade handbags
christian louboutin sale clearance
adidas factory outlet
rolex watches
air force 1 trainers
louis vuitton bags
cheap ray ban sunglasses
michael kors outlet
lebron 12
beats by dre outlet
ray ban sunglasses
louboutin shoes
coach outlet clearance
chicago blackhawks jerseys
ResponderExcluirmichael kors handbags clearance
ugg boots
oakley sunglasses wholesale
michael kors uk outlet
true religion jeans outlet
mulberry bags
ray ban sunglasses
ugg boots clearance
toms shoes
fitflops clearance
nike blazer pas cher
fitflops sale clearance
celine outlet online
nike uk store
christian louboutin outlet
hollister uk
michael kors handbags clearance
christian louboutin outlet
puma outlet
juicy couture tracksuit
coach outlet store
louis vuitton pas cher
michael kors outlet online
ralph lauren outlet
nike air max
uggs outlet
uggs outlet
hermes belt for sale
coach outlet online
true religion outlet uk
nike outlet store
canada goose outlet store
adidas nmd
burberry outlet
czq20160730
20161025meiqing
ResponderExcluirchristian louboutin outlet
pandora jewelry
polo ralph lauren outlet online
rolex replica watches
michael kors outlet
adidas super color
true religion
supra for sale
adidas nmd
ugg outlet
Nike Air Max 90 Shoes
ResponderExcluirNike LunarGlide 8 Shoes
Nike Free Flyknit 5.0 Shoes
Nike Mercurial Soccer Boots
Adidas Yeezy 350 Boost Shoes
Lebron James XIII Basketball Shoes
Coach Outlet ED Hardy Outlet Coach Outlet Store Online Kate Spade Outlet Cheap Jordans Coach Purses Coach Outlet Kate Spade Outlet Toms Outlet Louis Vuitton
ResponderExcluirmulberry
ResponderExcluircoach outlet online
ray ban sunglasses outlet
salvatore ferragamo shoes
air jordan shoes
supreme shirts
moncler outlet online
michael kors outlet canada
canada goose jackets
mlb jerseys wholesale
caiting20180301
jordan 6
ResponderExcluir100% real jordans for cheap
kate spade outlet
zx flux
kobe byrant shoes
adidas yeezy boost
off white hoodie
pure boost
adidas superstar
nike sneakers
Any disease will surely recover, if we want businesses seek treatment :)
ResponderExcluirObat Dermatitis Statis
Cara Ampuh Menyembuhkan Kaligata
Khasiat Lidah Buaya Untuk Keloid Di Kulit Tubuh
Cara Ampuh Menyembuhkan Penyakit Muntaber
Cara Mujarab Mengobati Dermatomiositis
Obat Herbal Mimisan Menahun
شركة الصفرات للتنظيف
ResponderExcluirشركة الصفرات لتسليك المجاري
شركة الصفرات لتنظيف الخزانات
شركة الصفرات لتنظيف الشقق بالرياض
شركة الصفرات لتنظيف الفلل بالرياض
عملائنا الاعزاء شركة الحورس تقدم خدمات متنوعة فى جميع مدن المملكة العربية السعودية على أعلى جودة وبمستوى عالى من الخبرة و العناية الكاملة بجميع ممتلكات العملاء حيث نوفر لكم جميع مطالبكم وتحقيق اهداف مثالية تفتخر بها امام ضيوفك واصدقائك للابد .
ResponderExcluirشركة تنظيف خزانات بمحايل عسير
شركة تركيب طارد حمام بحائل
شركة تنظيف مكيفات بحائل
شركة تسليك مجارى بجازان
ResponderExcluirمن أكثر الأمور التي يجب علينا أن نقوم بالاهتمام بها هي مكافحه الحشرات لان الحشرات المنزلية عندما تتواجد داخل المنزل فأنها تؤدى إلى عواقب وخيمة جدا في هذا المنزل الصفرات لمكافحة الحشرات بالرياض ومن أهم هذه العواقب هي الأمراض الكثيرة التي تأتي إلينا بسبب هذه الحشرات المزعجة لان الحشرات تكون ملوثه وتخرج من البالوعات وتخرج أيضا من المجاري وفي هذه الحالة تكون الحشرات تشكل خطر كبير جدا الصفرات لرش المبيدات بالرياض على جميع أفراد الأسرة وعلى جميع الأفراد المتواجدين داخل المنزل وخاصة للأطفال الصغار ولذلك يجب علينا أن نقوم بالاهتمام بهذا الأمر وان نقوم برش المبيدات الحشرية داخل المنزل بطريقه سليمة وأمنه الصفرات لرش المبيدات وان نقوم بعلاج هذه المشكلة طوال الوقت حتى نقوم بالقضاء على أي حشرات تتواجد داخل منزلنا و حتى نجعل البيت نظيف تماما من أي حشرات .
شركة تسليك مجاري المطبخ بالرياض
ResponderExcluirشركة تسليك مجارى الحمام بالرياض
level تسليك المجاري بالرياض
افضل شركة تنظيف بالرياض
تنظيف شقق بالرياض
شركة تنظيف منازل بالرياض
شركة غسيل خزنات بالرياض
افضل شركة مكافحة حشرات بالرياض
رش مبيدات بالرياض
شركة تخزين عفش بالرياض
شركة تنظيف مجالس بالرياض
شركة نقل اثاث بالرياض
golden goose outlet
ResponderExcluirjordan retro
jordan shoes
supreme clothing
yeezy boost 350
yeezy 350 v2
jordan shoes
lebron 17
jordans
kd shoes