sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Jackson Five, uma brand story sobre a Dafra Motos

O conto abaixo foi escrito por Renato Bruno Neto, diretor de criação da Agência Ígnea, que foi meu aluno durante o Curso de Storytelling e Transmídia ministrado em Campinas, em 25/10/2013. O objetivo foi mostrar a relação especial e emocional que os donos da Next 250, da Dafra Motos, tem com o modelo. Tudo isso de uma forma extremamente verdadeira.



EM MORRO VERDE O SISTEMA É BRUTO

1990. Favela Morro Verde, cidade de Morros. Jack 5 é o caçula de uma família de trabalhadores. Sim, favelas são repletas de gente honesta. Jack5 cresceu na oficina do pai, em meio a motores, escapamentos e graxa. Seu maior sonho: ser piloto de MotoGP. Seu maior prêmio: um pôster autografado do Alex Barros, colado na parede embolorada do quarto, presenteado por um cliente da oficina.

O sonho de criança começou a se desfazer quando Jack5 completou dezesseis anos e precisou encarar a realidade da vida de frente. Cinco horas de ônibus todos os dias para chegar no supermercado, onde trabalhava como empacotador.

O tempo passou, Jack5 foi crescendo e o sonho de trabalhar com motos nunca saiu da sua cabeça. Na realidade Jack5 nunca se tornou um piloto de MotoGP. Mas aos 18 anos, todo orgulhoso da habilitação categoria A no bolso, conseguiu um emprego de motoboy. Um não, dois. Uma loja de motopeças durante o dia e uma pizzaria até as 11 da noite de segunda a sábado.

Quem nasce no Morro Verde aprende desde cedo que uma coisa é sonhar. Outra muito diferente é realizar o sonho. Mas jovem é jovem, tem sangue quente correndo nas veias. No final de 3 anos, Jack5 conseguiu juntar a entrada pra comprar uma  Next 250. Realizou o primeiro sonho palpável de consumo.

Amor à primeira vista. A motinho mais bonita da favela. Amarela, esperta, um sonho. Jack5 amava aquela moto. Mas Jack5 também amava Nina, a menina da vizinha que brincava com ele no meio dos escapamentos desde criança.

Cresceram juntos. Ficaram adultos juntos. E juntos tiveram que enfrentar a maior barra de suas vidas.
- Jack, é a Nina. Por que você não atendeu o celular?
- Tava no corre, mano.
- Mas eu te liguei cinco vezes!
- Calma, preta. Tá nervosa, por quê?
- Deu positivo.
- Silêncio do outro lado da linha.
- Jack, cê taí? Deu posivo. Eu tô grávida.

Sexta-feira, 29 de setembro 2013. 1º Cartório de Registros de Morros.
Acaba de ser registrado Jackson6 da Silva. Filho de Jackson5 da Silva e Maria Hermínia Ferreira da Silva.

Sábado, 30 de setembro de 2013. Classimotor Autos e Motos.
VENDE-SE DAFRA NEXT 2011. Excelente estado. Preço imcomparável.
Motivo: em Morro Verde, uma coisa é sonhar. Outra muito diferente é realizar o sonho.

Um comentário:

O espaço é aberto para críticas, sugestões e até elogios. Só, por favor, não venha com spam.