segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Vá ao cinema e faça o download do filme

Post escrito por Débora Schach, originalmente publicado no Blue Bus em 09/10/2013 com o título:
No Canadá, Cineplex vende pacote q inclui ingresso p/ o cinema + download do filme.


Logo depois volto com comentários, em itálico.



A indústria do cinema busca alternativas para compensar a queda na venda dos DVDs. Uma delas está sendo colocada em prática no Canadá, onde a rede de cinemas Cineplex criou o chamado ‘SuperTicket’. O pacote dá direito a um ingresso para o cinema e a uma cópia digital do filme, entregue eletronicamente meses depois, e custa mais que o dobro de um ingresso comum. Três filmes já foram vendidos sob esse programa – ‘Pacific Rim’, ‘The Smurfs 2’ e ‘Kick-Ass 2’. O Cineplex nao divulgou números das vendas, mas afirma ter contratos com 4 grandes estúdios de Hollywood e espera anunciar mais até o fim do ano. A questao é saber se o consumidor, muitas vezes já relutante em pagar para ver um filme no cinema, pagaria mais que o dobro para poder baixar um título que ainda nem viu. Nesse sentido, uma alteraçao já foi feita no programa – os compradores do SuperTicket, que inicialmente tinham que comprar a cópia digital antes de assistir ao filme, agora tem 48 horas depois da exibiçao para decidir se pagam também pelo download. Leia mais no Wall Street Journal.


Comentários do editor:
A ideia é interessantíssima. Não sei muita gente vai aderir, até porque, veja bem, o preço do pacote é maior do que o dobro do ingresso, mas, ainda assim, esse cinema pensou em um modelo de negócios que faz bastante sentido.

A partir disso podemos pensar em outras possibilidades. E se o cinema disponibilizasse conteúdo extra por download? Assista o filme no cinema e veja as cenas cortadas em casa. Ou veja um documentário sobre o próprio filme. Ou veja o primeiro episódio da série baseada no filme (e aí começamos a entrar num terreno verdadeiramente transmídia).

10 comentários:

O espaço é aberto para críticas, sugestões e até elogios. Só, por favor, não venha com spam.