terça-feira, 22 de outubro de 2013

Plataformas de videogame oferecendo conteúdo próprio - infinitas possibilidades

Post originalmente publicado no FutebolMarketing em 21/10/2013 com o título: Xbox vai ganhar reality sobre futebol de rua. Logo depois volto com comentários, em itálico.



Boa notícia para os boleiros do Xbox: de acordo com o site DeadLine.com, a Microsoft deu sinal verde para a produção de “Every Streets United”, reality show sobre futebol de rua, que será disponibilizado via Xbox LIVE.

A série vai percorrer oito países – Estrados Unidos, Espanha, Holanda, França, Argentina, Brasil, Gana e Coreia do Sul – em busca dos melhores “peladeiros” do mundo, que se enfrentarão em uma grande final do Rio de Janeiro, durante a Copa do Mundo FIFA 2014.

Ao todo, “Every Streets United” terá oito episódios de 30 minutos cada, com direção de Jonathan Hock – premiado pela série documental “30 for 30″, da ESPN internacional, e atualmente à frente do programa MLS Insider.


Comentário do editor:
Depois da Netflix rompendo a barreira entre serviço de streaming e canal que oferece conteúdo próprio e exclusivo, é bastante interessante ver esse tipo de movimento acontecendo também com as plataformas online de videogames, como é o caso da notícia.

Recentemente também foi anunciado um amplo acordo entre Microsoft e NFL (a principal liga estadunidense de futebol americano), e outro entre Microsoft e ESPN. Em ambos os casos a ideia é oferecer conteúdo e funcionalidades exclusivas para os usuários de Xbox. Em outras palavras, estão levando isso a sério.

Esse é outro caso no qual podemos imaginar muitas possibilidades. E se essas plataformas começarem a oferecer, além de conteúdo esportivo, também séries e filmes próprios? E se esses conteúdos tiverem partes jogáveis? Imagine você assistindo um filme e, de repente, o espectador tem a opção de assumir o controle do herói na luta final contra o vilão.

Outra possibilidade seria assistir um filme ou série no videogame, e ao final já ter a chance de comprar o jogo, que conta outra parte da história (olha a transmídia aí), com desconto, ou ganhando algum item especial de brinde.

Não se assuste se isso acontecer em breve. :)

Atualização em 04/11/2013: o leitor Yggor Araújo me lembrou, ali nos comentários, que The Tester foi uma produção feita para a PSN mais ou menos nos mesmos moldes, e muito antes.

12 comentários:

  1. Procura um reality chamado "The Tester" pra você ver que esse tipo de ação não é nova...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yggor, verdade! Tinha me esquecido disso. :) Estou acrescentando lá no post, com créditos.

      Excluir

O espaço é aberto para críticas, sugestões e até elogios. Só, por favor, não venha com spam.