quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Vamos entender a diferença entre crossmedia e transmídia

O post abaixo foi originalmente publicado no Midiatismo em 22/07/2013. Aqui está o link original. Reproduzi-o aqui pois está didático, bem escrito e, por acaso, me cita.

Com a chegada das marcas brasileiras na internet – principalmente em mídias sociais – muito tem se falado sobre transmídia (do inglês transmedia), um conceito muito utilizado para explicar ações que são desenvolvidas utilizando diferentes plataformas – ou mídias – simultaneamente.

Ambos os termos parecem ter chegado no Brasil por volta de 2011, inclusive os gráficos do Google Trends mostram isso. Naquela época chegamos a fazer uma entrevista sobre o assunto com Bruno Scartozzoni, uma das referências sobre transmídia e storytelling no Brasil. Trazemos esta discussão novamente à pauta porque está semana o Cirande de Blogs será sobre “transmídia”.

Durante a entrevista, Bruno fez questão de deixar claro a discussão que trazemos aqui agora: a diferença entre crossmedia e transmídia. Apesar de transmídia ser o termo mais popular, é comum ver pessoas utilizando o termo “crossmedia” no lugar de transmídia e vice-versa.

Crossmedia vem do inglês e significa “cruzar” – ou “atravessar” – a mídia, ou seja, levar o conteúdo além de um meio apenas. O termo em si não é muito comum, mas a utilização desta técnica é. O conteúdo (a mensagem) é distribuído através de diferentes mídias (o meio) para atingir o público (o receptor), mas tudo isso acontece sem que a mensagem tenha qualquer alteração de um meio para o outro. O sentido básico deste termo é que uma pessoa possa acessar o mesmo conteúdo por diferentes meios.

Já o transmedia, que também vem do inglês, significa “além da” mídia, ou seja, o conteúdo sobressai a mídia. Na prática, significa que as diferentes mídias (os meios) irão transmitir diferentes conteúdos (as mensagens) para o público (o receptor), mas de forma que os diferentes meios se complementem. Se o receptor utilizar apenas um dos meios, vai ter apenas a mensagem parcial.


Podemos entender na prática o que significa cada um destes termos os aplicando em um contexto mais próximo a nós, um jogo de futebol:


De uma forma geral, acredito que até podemos dizer que uma ação transmídia segue características do que seria o crossmedia, mas se diferencia deste ao usar cada meio para um objetivo diferente.

12 comentários:

  1. Obrigado pelo elogio e por reproduzir o texto respeitando as "regras não escritas da internet" :)

    Apenas uma pequena correção no penúltimo parágrafo:

    "Na prática, significa que o diferentes "
    para
    "Na prática, significa que as diferentes "

    Arrumei isso no post original a pouco tempo ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre respeito as "regras não escritas". Quando copio um texto o autor e link original tem que vir logo de cara, se não é sacanagem. hahaha

      Parágrafo corrigido!

      Excluir
  2. شركة الاوائل
    افضل شركة نقل اثاث وعفش بالرياض
    نمتلك العمالة المتخصصة والمحترفه بمجالهم
    شركة نقل اثاث بالرياض

    ResponderExcluir
  3. عملائنا الاعزاء شركة الحورس تقدم خدمات متنوعة فى جميع مدن المملكة العربية السعودية على أعلى جودة وبمستوى عالى من الخبرة و العناية الكاملة بجميع ممتلكات العملاء حيث نوفر لكم جميع مطالبكم وتحقيق اهداف مثالية تفتخر بها امام ضيوفك واصدقائك للابد .
    شركة تنظيف خزانات بمحايل عسير
    شركة تركيب طارد حمام بحائل
    شركة تنظيف مكيفات بحائل
    شركة تسليك مجارى بجازان

    ResponderExcluir

O espaço é aberto para críticas, sugestões e até elogios. Só, por favor, não venha com spam.