Minha resposta, publicada em 9 de julho de 2013, foi a 87ª e aqui está o post original, em inglês e português.
Qual é a sua impressão de uma marca chamada Brasil?
Tom Jobim, o famoso compositor brasileiro, disse que “o Brasil não é para principiantes”. Franklin Roosevelt, o ex-presidente americano, disse que “onde chegam nossos filmes, chegam nossos produtos”.
Quando fico diante de uma pergunta dessas imediatamente sou tomado pela sensação de que explicar a marca Brasil é uma tarefa complexa. Por outro lado, o desafio me pareceria um pouco mais fácil se fosse com a marca Estados Unidos. Talvez a explicação esteja na frase de Roosevelt: existem muito mais filmes sobre a cultura e os costumes americanos do que brasileiros.
É claro que filmes trazem uma infinidade de temas e narrativas que tem mais a ver com a existência humana de uma forma geral do que com uma sociedade específica. Ainda assim, de alguma forma eles também refletem culturas e, considerando que há algumas décadas o cinema é a mais popular mídia para troca de histórias em nível global, aí existe uma possibilidade interessante para investigar a questão.
Uma das formas de entender uma marca é por meio das narrativas que a ela estão associadas. A marca Estados Unidos, por exemplo, compreende elementos como o caubói, a ideia de uma sociedade livre e empreendedora, o american way of life, a ameaça constante de inimigos e catástrofes naturais e por aí vai. Ainda que muitas vezes essas coisas não reflitam a realidade, ainda assim é nisso que a maior parte das pessoas pensa quando a marca do país vem à mente.
Já no caso do Brasil as histórias associadas ao país são mais difusas. Para o bem e para o mal a sociedade brasileira, e nossos contadores de histórias, não foram capazes de construir uma narrativa mais coesa e fechada. Sem dúvida que há elementos muito presentes no imaginário popular, como praia, futebol, mulata, samba, carnaval, malandragem e, infelizmente, o tal do “jeitinho” e cada vez mais violência. Mas esses são elementos estáticos que, quando colocados em movimento, não fecham um arco narrativo claro, com começo, meio e fim.
Aliás, ouso dizer que o gênero que melhor abarca esses elementos de brasilidade é a pornochanchada, que, por mais divertido que fosse, não era reconhecido por grandes narrativas, não é mesmo?
A parte boa é que, assim como uma obra do governo inacabada (outro elemento comum), ainda dá tempo de construir essa marca. Uma marca jovem, atual, sintonizada com as demandas desse século e sem necessidade de uma consultoria de branding para modernizá-la e reaproxima-la do público.
Escrevo esse texto em julho de 2013, poucos dias depois dos protestos que pararam o Brasil em junho de 2013, levando, dizem, cerca de 2 milhões de pessoas para as ruas. Impossível saber o que acontecerá daqui para frente, mas posso especular que esses fatos estejam claramente ligados à maturação dessa narrativa brasileira.
Daqui para frente há um tanto de especulação da minha parte, mas acredito que essa narrativa englobe valores como:
- a nossa criatividade (um “jeitinho” repaginado para o bem)
- um poder único de acolhimento do diferente (claro que há exceções e problemas, mas de uma forma geral é uma boa herança do colonizador português)
- o remix de elementos diferentes e, às vezes, até opostos (do sincretismo religioso ao “quilinho” onde é possível experimentar três culinárias diferentes no mesmo prato)
- uma sociabilidade que encontrou uma poderosa válvula de escape nas mídias sociais (afinal, somos campeões em tempo de conexão)
O resultado disso vai depender de um esforço conjunto da sociedade, além de um tempo de maturação para que a gente possa se entender antes de mostrar algo mais coeso ao mundo. Mas, seja como for, deixo aqui dois exemplos de como marcas de lugares podem ser construídas por meio de narrativas. Para usar palavras da moda, é o storytelling sendo aplicado ao place branding.
Na última década vimos o Woody Allen fazendo vários filmes em parceria com cidades europeias que financiaram as obras com o objetivo de se promoverem. Meia Noite em Paris, por exemplo, vende uma cidade ligada ao passado, base de seu charme atual. Já Vicky Cristina Barcelona é, por um lado, mais descarado ao mostrar os pontos turísticos da capital catalã, mas, por outro, também vende algo mais atitudinal.
Já o governo do Peru optou por contar uma história própria, criando um belíssimo vídeo, com cara de curta-metragem, que faz parte de um esforço maior, e bastante consistente, de reforçar a marca do país no âmbito do turismo. O ponto final da minha resposta será o play do vídeo aí embaixo.
2015-12-10 xiaozhengm
ResponderExcluirair jordans
instyler max
louis vuitton outlet
louis vuitton borse
michael kors uk
air force 1
nike sb
true religion jeans
adidas superstars
canada goose uk
air jordan 13
sac longchamp pas cher
nike uk
cheap oakley sunglasses
abercrombie
running shoes
louis vuitton
michael kors outlet
burberry outlet
louis vuitton handbags
nike outlet
toms outlet
moncler jackets
adidas shoes uk
michael kors
michael kors
louboutin pas cher
ray ban
ray ban sunglasses
christian louboutin outlet
michael kors
timberland boots
coach canada outlet
michael kors
louis vuitton
nike air max uk
coach factory outlet
ugg outlet
burberry outlet online
jordan 4
2016-03-18keyun
ResponderExcluirgucci outlet
coach outlet
kate spade
cheap jordan shoes
louis vuitton handbags
jordan concords
coach factorty outlet online
hollister outlet
adidas originals
michael kors outlet
toms shoes
coach factory outlet
louis vuitton outlet stores
ralph lauren outlet
kevin durant basketball shoes
polo ralph lauren outlet
louis vuitton uk
jeremy scott shoes
kate spade handbags
jordan 6
tods outlet online
abercrombie outlet
ugg outlet
louis vuitton
oakley sunglasses
ray ban sunglasses
fitflops sale clearance
coach outlet online
lebron 13
designer handbags
kate spade
ugg boots
nike blazers
longchamp bags
michael kors outlet online
michael kors outlet
michael kors outlet
beats by dr dre
20161025meiqing
ResponderExcluiruggs
michael kors canada
ugg australia outlet
michael kors outlet
canada goose
coach outlet store online clearances
canada goose
rolex watches
jordan shoes
cheap mlb jerseys
Nike Air Max 90 Shoes
ResponderExcluirNike LunarGlide 8 Shoes
Nike Free Flyknit 5.0 Shoes
Nike Mercurial Soccer Boots
Adidas Yeezy 350 Boost Shoes
Lebron James XIII Basketball Shoes
mulberry
ResponderExcluircoach outlet online
ray ban sunglasses outlet
salvatore ferragamo shoes
air jordan shoes
supreme shirts
moncler outlet online
michael kors outlet canada
canada goose jackets
mlb jerseys wholesale
caiting20180301
cheap jordans
ResponderExcluiryeezy shoes
adidas eqt
yeezy boost 350
pandora jewelry
lebron soldier 11
nike flyknit
off white
golden goose
kobe 9
jordan 11
ResponderExcluirbalenciaga
yeezy boost
nike air vapormax
adidas tubular
yeezy boost 350
nike huarache
michael kors outlet
kd shoes
michael jordan shoes
jordan shoes
ResponderExcluirkevin durant shoes
hermes
100% real jordans for cheap
off white clothing
off white x jordan 1
supreme clothing
kyrie 5
moncler coat
supreme new york