quarta-feira, 5 de junho de 2013

Quer melhorar sua percepção da realidade? Compare!



Lisa Bu é a primeira funcionária do TED a participar como palestrante. Nesse vídeo ela conta um pouco de sua história pessoal, de uma garota que cresceu na China até se tornar uma mulher que vive nos Estados Unidos, e a paixão pelos livros que desenvolveu durante essa jornada.

Aliás, mais do que livros, sua paixão é por literatura comparada. Ou linguagem comparada. Ou comportamentos comparados. Enfim, comparar coisas, segundo ela, é uma forma muito eficaz de se conectar com as pessoas e entendê-las.

Concordo. Afinal, a gente sempre tende a voltar meio apaixonado pelos locais para onde fomos viajar, não é? As comparações são inevitáveis e, de certa forma, acabamos ficando com as melhores partes. Mas, por outro lado, também inevitável voltar gostando um pouco mais do lugar em que você vive, por mais defeitos que ele tenha. Mesmo que você more no Brasil e esteja voltando da Suiça.

Isso acontece direto comigo (a sensação como um todo, e não viajar para a Suiça, infelizmente) e acho que tem muito a ver com a palestra da Lisa Bu.

foto de uma vendedora de folha de coca,
que tirei no Peru, durante minha última viagem

Um comentário:

O espaço é aberto para críticas, sugestões e até elogios. Só, por favor, não venha com spam.