quarta-feira, 6 de março de 2013

Valentine´s Day e outras anomalias

Quem pode acompanhar a movimentação das redes sociais, principalmente Facebook, no último 14 de fevereiro, deve ter percebido que um número bem expressivo de pessoas postavam algum tipo de mensagem comemorando o Valentine´s Day, versão americana do nosso Dia dos Namorados, que acontece em data diferente, 12 de junho.

Há quem diga que o Valentine´s Day deles tem uma origem mais nobre, com algum fundamento histórico e religioso, do que o nosso Dia dos Namorados, data inventada pelo comércio, já que nesse período do ano não havia nada de especial para impulsionar vendas.

A reivindicação é justa, mas, ainda assim, nunca antes na história desse país os brasileiros comemoraram tanto uma data que não é nossa. Assim como também vem acontecendo com Helloween e o Saint Patrick´s Day.

Na ocasião resolvi jogar a questão no próprio Facebook, e aí minha amiga Stella Wilderom matou a pau na explicação:
...agora falando sério eu tenho uma teoria de que coisas tipo black friday, valentines e etc tem uma grande influencia nessa coisa das marcas usarem esses temas de conteúdo e inundarem as suas paginas e posts desse assunto, criarem esses assets engraçadinhos pra compartilhar... pensa numa coisa tipo agenda setting criado pelas marcas... tipo isso aqui:
O link nos levava até essa imagem para ilustrar o raciocínio...


Nunca imaginei que a soma do trabalho de formiguinha das pessoas que geram conteúdo para as marcas nas redes sociais pudesse ter essa influência na cultura. Ok, ainda assim estamos falando só das pessoas conectadas nas redes. Mas, por outro lado, é um número cada vez mais expressivo.

E aí vão duas provocações...

1) Essas mesmas marcas poderiam colocar em suas agendas mensagens mais positivas, por exemplo, de tolerância. Vai que dá certo igual né?

2) No fim das contas o Valentine´s Day também entrou no nosso calendário por razões comerciais.

Um comentário:

O espaço é aberto para críticas, sugestões e até elogios. Só, por favor, não venha com spam.