sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

A Acme (empresa fictícia) vai ganhar um filme!


Não é pra já, mas, segundo esse post do io9, parece que a Warner Bros está mesmo com a idéia de fazer um filme sobre a empresa fictícia mais divertida de todos os tempos.

Caso você não lembre, a Acme é a marca de praticamente todos os produtos que aparecem nos desenhos animados do universo Looney Tunes, ou seja, Papa Léguas, Perna Longa, Patolino, Ligeirinho e companhia. A marca geralmente aparece estampada desde em coisas simples, como um vidro de cola, até na famosa bigorna que cai do nada para amassar os personagens.

Então aí você pensa "ah, o filme será uma animação que vai contar a história por trás dessa empresa, certo?". Não, o filme será com atores reais, sem a presença dos personagens animados, e terá como personagem principal o CEO da empresa, um desses inventores meio geniais e malucos ao mesmo tempo.

Respira fundo aí e conta até 10.

Passou a empolgação? Eu também tive, se não não estaria escrevendo esse post. Mas não vamos nos enganar, esse é o tipo de idéia que normalmente resulta em filmes bem ruins

Ainda assim isso tem tudo a ver com uma das coisas que mais me fascinam na intersecção entre o mundo corporativo e o mundo do storytelling, as marcas fictícias, que são criadas para dar profundidade e contexto às histórias e depois acabam ganhando alguma manifestação no mundo real.

Infelizmente a maioria desses casos acontecem pela via do puro licenciamento, longe de uma estratégia mais integrada de marketing. E aí fica a provocação. Seria possível alguma marca ser lançada dentro de uma boa história para então, logo depois, ganhar o mundo real?

Update: O leitor Paulo Henrique Storch deixou aqui o link com um trabalho bem legal, de sua autoria. São ilustrações 3D dos objetos e engenhocas da ACME. Veja aqui.

8 comentários:

  1. muito bom! espero que seja bom...
    fiz um trabalho pessoal sobre as engenhocas da ACME, se quiserem dar uma olhada é só entrar no link abaixo!
    http://www.behance.net/gallery/ACME-posters/5267503

    ResponderExcluir
  2. Paulo, muito legal seu trabalho! Estou acrescentando como um adendo no post.

    ResponderExcluir

O espaço é aberto para críticas, sugestões e até elogios. Só, por favor, não venha com spam.