sexta-feira, 11 de maio de 2012

Seu projeto é REALMENTE transmídia?

Transmídia é um conceito relativamente novo e ainda pouco consolidado. Some a isso o fato de ser uma "palavra da moda", e o resultado é que a gente vê por aí muita gente falando que faz transmídia, mesmo não entendendo direito o que é.

Se você está com dúvidas esse gráfico te ajuda a responder. :)
¿Cómo saber si algo es realmente Transmedia? (Is it really Transmedia?)

2 comentários:

  1. Me fiz uma pequena confusão nesse chart referente ao STory Universe e ao apenas Story. Sendo não considerado ou póssibilitado transmidia em Story Universe...

    Sendo um Universo, não é dai que podem ser criadas histórias que se complementam ou são pedaços de um todo, podendo ou não ser aplicados em mídas e formatos diferentes?

    A negativa indicada no chart acabou me confundindo...

    ResponderExcluir
  2. Lucas, realmente ficou confuso. O maior motivo é que o próprio conceito de transmídia não está bem sedimentado, já que é muito novo.

    Traduzindo e interpretando: o que o infográfico quer dizer é que uma franquia com várias histórias que se passam dentro de um mesmo universo não necessariamente é transmídia já que, idealmente, essas histórias precisam estar conectadas.

    Mas eu mesmo não uso essa interpretação. :)

    De qualquer forma publiquei o infográfico pela discussão que sabia que ele ia gerar...mas talvez tenha confundindo mais. :(

    ResponderExcluir

O espaço é aberto para críticas, sugestões e até elogios. Só, por favor, não venha com spam.