terça-feira, 8 de maio de 2012

Se for para fazer uma historinha, melhor nem começar

O infográfico abaixo mostra os principais assuntos dos romances que concorreram ao prêmio Man Booker Prize 2011, um dos mais importantes de ficção em língua inglesa.

O assunto mais tratado é a morte (parte preta da curva), que aparece em todos as histórias avaliadas. Em segundo lugar vem o amor (parte rosa). Todo livro que fala de amor também fala de morte. Ou seja, se você está escrevendo um livro já sabe o que fazer para aumentar as chances de ganhar prêmios.


Para afirmar que é uma verdade universal eu precisaria dessa informação sobre os outros anos, ainda assim duvido que seja apenas uma tendência passageira.

Conheço pouco sobre estatísticas de prêmios, mas sei que histórias são sobre verdades humanas (aquelas que não podem ser transmitidas por bullet points). E também sei, por experiência própria, que dificilmente há verdades humanas tão intensas e complexas quanto a morte e o amor. Ouso dizer, aliás, que acabamos pautando nossas vidas por elas.

E quanto mais profunda for a verdade humana sobre a qual você escreve, maior o serviço que estará prestando ao seu leitor. Aliás, esse é um erro que a maioria das marcas cometem quando tentam usar storytelling. Mesmo as histórias mais simples devem procurar a profundidade dos sentimentos. Se for para fazer uma "historinha", melhor nem começar.

via Fast Co.Design, dica da Mariana

4 comentários:

  1. Onde encontrar essa imagem em tamanho maior? Só pra eu imprimir e pregar aqui na parede e ter sempre à vista quando eu for escrever!

    Quer dizer, na verdade seu post resumiu isso muito melhor: verdades humanas.

    :)

    ResponderExcluir
  2. Aline, tenta aqui ó: http://www.fastcodesign.com/1669506/want-to-be-a-literary-giant-kill-your-characters-infographic

    ResponderExcluir
  3. Bruno,

    Não sou entendedor do assunto, o que seria o "Bullet Point"?

    Abraço,

    ResponderExcluir
  4. Igor, tudo bom?

    Bullet point é aquele pontinho que simboliza um item em apresentações de power point. Assim...

    INTRODUÇÃO:
    - ITEM
    - ITEM
    - ITEM

    Nesse caso cada "-" é um bullet point, mas normalmente é uma bolinha.

    O bullet point simboliza a comunicação mais racional, argumentativa.

    ResponderExcluir

O espaço é aberto para críticas, sugestões e até elogios. Só, por favor, não venha com spam.