quinta-feira, 3 de maio de 2012
Nike conta história de amor para promover tênis de corrida
Uma das coisas que eu sempre faço questão de falar em cursos e palestras é que histórias são sempre sobre pessoas e seus sentimentos, e não marcas e seus atributos. Histórias são sobre CPF e não sobre CNPJ.
Acabo deixando algumas pessoas frustradas quando falo isso, e aí vem a pergunta "mas o personagem não pode ser o produto ou a marca?". Poder pode. Quem sou eu para falar o que pode ou não pode fazer? O problema é que produto e marca não têm sentimento, que é a chave de qualquer história para capturar a atenção do público.
Empatia se constrói com sentimentos. Por isso somos capazes de torcer por um personagem como se ele fosse nosso melhor amigo, acompanhando-o durante sua jornada de vitórias e derrotas. Um produto não pode fazer isso.
A Nike aprendeu a lição direitinho e contou uma história (que também é um tipo de clipe musical) de amor para promover seu tênis de corrida. Mas o que amor tem a ver com os atributos desse tipo de produto? Dá play aí e aprende com eles. :)
dica da ex-aluna Beth Viveiros
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