segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

5 textos para ler com atenção vol.1



Essa é uma série de posts em que seleciono alguns textos e links interessantes que fui coletando por aí nos últimos dias. Aproveitem.

7 dicas para criar cenas quentes
Basicamente um guia rápido de como chamar atenção em seu roteiro. Aliás, esse blog é muito útil para quem quer escrever, assinem ele.

Globo fecha ano com faturamento em alta e ibope em queda
A notícia é velha, mas vale pela reflexão. A queda de audiência nas TVs é fruto da atenção cada vez mais fragmentada. O ponto é que nenhuma outra mídia consegue reproduzir a concentração de atenção que a TV ainda é capaz de gerar, e quanto maior a fragmentação, maior o valor disso.

Escritor Tony Parsons fica uma semana em aeroporto para escrever seu novo livro
Essa é a segunda tentativa do aeroporto de Heathrow, de Londres, em produzir conteúdo a partir do próprio aeroporto. A primeira foi com o filósofo pop Alain de Botton, que escreveu Uma Semana no Aeroporto. A Mariana leu e recomenda.

Transmedia Manifest
Um conjunto de princípios para criação de plataformas transmídia criados por profissionais da área que se encontraram na última feira de livros de Frankfurt. Até assinei o manifesto. :)

Personas without storytelling – nothing more than expensive wallpaper?
Um assunto sobre o qual converso com o Fernando Palacios faz tempo. A técnica de criação de personas é muito usada por agências. Personas são personagens estáticos. Não seria muito mais rico e elucidativo ver esses personagens em movimento, dentro de uma história?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço é aberto para críticas, sugestões e até elogios. Só, por favor, não venha com spam.