quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Minicontos



Faz tempo que não vejo por aí um concurso de minicontos no Twitter. Há algum tempo atrás, não muito, isso era febre. Todos queriam ser escritores de 140 caracteres.

Sinceramente acho que ainda estamos longe desse tipo de conto ganhar status de "arte de primeira classe", e antes que me questionem sobre o pedantismo dessa expressão, quero dizer que vai demorar para esse tipo de narrativa ser relevante para um público mais amplo.

Mas fora o oba oba e as experimentações, o que está por trás dessas tentativas todas é a procura por formatos de histórias que se encaixem melhor com a fragmentação do cotidiano das pessoas. Em outras palavras, está cada vez mais difícil ler um livro de 100 páginas ou ver um filme de 2 horas.

Não é a toa que os seriados de 20 ou 40 minutos fazem tanto sucesso. Além do tempo menor não é preciso se situar em um novo universo a cada experiência. Por um lado o espectador se aprofunda na história, mas por outro deixa de conhecer novos mundos.

Enfim o que me motivou mesmo a fazer esse post foi essa oficina de minicontos em formato de apresentação, produzida pelo Rafael Reinehr, que conheci na CIRS2. Vale uma olhada com atenção.

Oficina de minicontos

View more presentations from Rafael Reinehr

E para fechar o post com chave de ouro, vou republicar alguns minicontos para Twitter que submeti para um desses concursos que não existem mais. Não ganhei, mas gostei da experiência:

O Som das Ruas
Ia pelas ruas com o iPod no máximo. Não escutava o próprio pum e, achando que era silencioso, passou a soltar sem freios. A tecnologia fede.

Thom Yorke wannabe
Bebeu e dançou como se não houvesse amanhã durante toda a madrugada. Caiu morto na pista antes do sol nascer.

Causa e consequência
Ainda crianças eram obcecados por consertar coisas. Um virou médico, o outro mecânico.

Sopa
Menino de rua passava fome. Um di perdu a pacincia e comcou a cmr a ltrs...

2 comentários:

O espaço é aberto para críticas, sugestões e até elogios. Só, por favor, não venha com spam.