quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Quando a ficção invade o mundo real



Aí está uma palestra bem legal do mestre Henry Jenkins, o "papa" da transmídia, para o TEDxNYED. Ele fala basicamente sobre novas mídias, cultura da participação e a relação dessas coisas com engajamento cívico.

O mais importante, na minha humilde opinião, é a sacada de que as histórias ficcionais, muitas vezes funcionam como uma camada de significado que se sobrepõe à realidade, podendo torná-la mais divertida e interessante para as pessoas.

Vamos ser honestos, assuntos como política e eleições são chatos para a maioria das pessoas. Mas quando um grupo de palestinos usam a metáfora do Avatar para fazer um protesto, aí as coisas começam a ficar um pouco mais interessantes.

No vídeo Jenkins fala de muitos outros exemplos onde a cultura pop ajuda a sociedade a entender melhor sobre um determinado assunto ou notícia. Trazendo isso para a realidade brasileira atual não tem como não pensar nos memes bem humorados do Twitter, que toda semana ajudam a espalhar notícias (importantes ou não).

Nessa linha vou terminar o post com uma provocação: talvez as marcas que licenciam personagens ficcionais tenham um campo de possibilidades para trabalhar esse tipo de investimento muito maior do que simplesmente estampá-los nas embalagens. De repente falta um estímulo para que as pessoas remixem esses elementos como o Obama fez na campanha de 2008.

o vídeo veio da Sparksheet, onde o Jenkins também deu uma entrevista sobre o cenário transmídia no Brasil

Um comentário:

  1. The baggage is transferred to the International Express Company at very important and distinctive stages because we make everything specialize from sending a representative from the company to inspect the movables and purposes and even to sign the baggage receipt from the client and by the trip supervisor who is interested in taking performance evaluation from the client, and therefore express company excellence International on the like of luggage transport companies ..

    شركة نقل عفش
    شركة نقل عفش من الرياض الى الاردن
    شركة نقل اثاث من الرياض الى الاردن
    شركة نقل عفش بالقصيم

    ResponderExcluir

O espaço é aberto para críticas, sugestões e até elogios. Só, por favor, não venha com spam.