quarta-feira, 11 de maio de 2011

#CURSO - Referências sobre memes e memética


Falei bastante sobre a ligação entre histórias e memes na última aula.

Segundo a Wikipedia em português, um meme é para a memória o análogo do gene na genética, a sua unidade mínima. É considerado como uma unidade de informação que se multiplica de cérebro em cérebro, ou entre locais onde a informação é armazenada (como livros) e outros locais de armazenamento ou cérebros. No que diz respeito à sua funcionalidade, o meme é considerado uma unidade de evolução cultural que pode de alguma forma autopropagar-se. Os memes podem ser idéias ou partes de idéias, línguas, sons, desenhos, capacidades, valores estéticos e morais, ou qualquer outra coisa que possa ser aprendida facilmente e transmitida enquanto unidade autônoma.

História são memes, ou conjuntos de memes, e por isso também se multiplicam e sofrem mutações. Como diz o ditado, "quem conta um conto aumenta um ponto". Isso explica o motivo das histórias irem se modificando ao longo do tempo, um processo que é mais fácil de entender entre os contadores de história orais, mas que também acontece em outros meios. É só reparar quantas vezes certas histórias são contadas e recontadas no cinema, quase nunca exatamente da forma anterior.

Prometi para a classe algumas referências sobre esse assunto, e por isso publico aqui dois vídeos do TED que por um lado são bem didáticos, e por outro bem provocativos também. Divirtam-se.

UPDATE 1: Um leitor do blog deixou ali nos comentários uma ótima dica de reportagem sobre memes e memética, feita pela Revista Superinteressante em 2003. Vale a leitura.


UPDATE 2: Recebi do próprio Gustavo Leal Toledo, um dos pouquíssimos brasileiros que estudam memética academicamente, um link com seu artigo para o portal Ciência & Vida e uma coluna para a rádio CBN onde o assunto é esmiuçado.



14 comentários:

  1. BRUNO, MUITO ESTE SEU BLOG; JÁ FAVORITEI NO MEU RSS E AGORA ESTOU LENDO OS POSTS RETROATIVOS HEHHEHE

    SOBRE OS MEMES, RECOMENDO A VC UMA REPORTAGEM DA Revista Super Interessante, Edição 192, Setembro de 2003, O DNA das Idéias.

    Se possível, busque esta minha sugestão no oráculo GOOGLE

    Tenho certeza que vc vai gostar muito.

    Adeus e até a próxima

    ResponderExcluir
  2. Len, bom saber que tem alguém lendo o Caldinas. :)

    Vou procurar a reportagem sim. Encontrando publico aqui. Muito obrigado pela referência.

    ResponderExcluir
  3. Nhờ thành phần dưỡng chất và dược chất đa dạng như vậy mà công dụng của nhân sâm hàn quốc tại hcm cũng vô cùng phong phú giúp con người bồi bổ sức khỏe và ngăn ngừa, điều trị nhiều thể bệnh khác nhau.

    ResponderExcluir
  4. Nho thanh phan duong chat va duoc chat da dang nhu vay ma cong dung cua nhan sam han quoc tai hcm cung vo cung phong phu giup con nguoi boi bo suc khoe va ngan ngua, dieu tri nhieu the benh khac nhau.

    ResponderExcluir

O espaço é aberto para críticas, sugestões e até elogios. Só, por favor, não venha com spam.