quarta-feira, 27 de abril de 2011

Post inaugural do curso Inovação em Storytelling (ESPM-SP)

eu e a Martha na palestra aberta que demos na ESPM

Hoje começa o curso Inovação em Storytelling: do branded content à transmídia na ESPM-SP, promovido pelo CIC e ministrado por este que escreve e pela Martha Terenzzo.

Isso explica parte da baixa atividade nesse blog nos últimos dias. Estava ocupado montando aulas, oras bolas! :) Mas resolvi dar uma pausa mesmo assim para escrever isso que chamo de post inaugural do curso.

Post inaugural? Como assim? O que é isso?

Já fiz algumas palestras, participei de debates, dei workshops, trabalhei em trocentos tipos de projetos mas curso mesmo, com uma sequência de aulas e a chancela de uma instituição de ensino respeitável, é a primeira vez. Em compensação já fui aluno por incontáveis ocasiões.

Considerando do Ensino Superior pra frente, Graduei em Administração Pública no final de 2002, e depois terminei minha pós-graduação em Administração de Empresas e Marketing no meio de 2005, em ambos os casos pela EAESP / FGV. Apesar disso tudo ter acontecido em tempos relativamente recentes, pós-bug do milênio, em 99% das vezes o modelo de aprendizado que vivenciei foi o clássico professor fala e alunos ouvem.

Já li diversos artigos e vi algumas palestras de gente focada nessa questão do ensino para as novas gerações, e como a fragmentação e descentralização do conhecimento, em boa parte resultado da internet e das mídias sociais, demanda um novo modelo. Qual? Ninguém sabe exatamente.

Estou muito longe de ser um especialista nisso e o objetivo aqui certamente não é ficar teorizando sobre o futuro da educação. Mas confesso que fiquei um pouco incomodado em começar esse curso simplesmente replicando o modelo com o qual aprendi.

Com esse espírito decidi que o curso não precisa ficar confinado às 3 horas semanais que teremos dentro da sala. Na verdade, parte dele não precisa nem ficar confinado às pessoas que se inscreveram. E o motivo é que temos a internet para dar esse passo e ir além, a começar por esse blog.

Em outras palavras, no melhor espírito transmídia, usarei o Caldinas para explorar assuntos que não tive tempo ou que por qualquer razão não cabiam totalmente dentro da sala. Outro movimento interessante será abrir certas discussões aqui e terminá-las na aula, ou vice-versa, contando com a participação de curiosos e interessados que, a princípio, estariam marginalizados desse processo. E nem preciso dizer que essas portas também estarão abertas no Twitter, tanto via o perfil institucional @caldinas quanto o pessoal @brunoscarto.

Não prometo que dará certo, mas prometo que não terei medo de experimentar. Então, para dar esse pontapé inicial, farei alguns comentários pontuais:

- No último report que recebi da faculdade o curso já tinha chegado em quase em 30 inscritos. Amanhã vou descobrir o número real, mas para uma primeira edição isso já é considerado um grande sucesso. Para mim é uma baita conquista, mas também uma gigantesca responsabilidade. Estou muito feliz com o resultado até aqui, mas como dizem os teóricos do futebol, o jogo só acaba quando termina.

- A possibilidade para uma segunda edição está aberta e, caso você seja um dos interessados, será curioso observar como o conteúdo aberto desta turma poderá nutrir a próxima, né?

- Tenho saudades de alguns bons professores da época de colégio e faculdade, e iria adorar se alguns desses continuassem compartilhando um pouco de sua sabedoria fora do ambiente acadêmico. Caso você, aluno inscrito, tenha saudades de mim, isso acontecerá por aqui.

- Se acabei de usar a denominação "aluno inscrito" para quem participará das aulas, posso dizer que o leitor desse blog eventualmente será um "aluno não-inscrito"? Isso faz dele um aluno também? Pode parecer só uma questão semântica, mas é uma pergunta-chave para entender esses novos modelos de educação.

- Se por acaso você é uma das pessoas que irá acompanhar minha palestra na CIRS 2 ou minha participação no Social Media Brasil, esse conteúdo paralelo ao curso pode ser considerado um tipo de "prequel" do que irei falar nesses eventos. Aproveite.

- A Lei de Murphy pregou uma bela peça comigo dias antes desse curso começar. Em resumo: meu notebook parou de funcionar do jeito certo, o técnico que iria consertá-lo sumiu, o roteador queimou e o desktop aqui de casa simplesmente parou de funcionar. Sem contar a rede online do PS3, que está offline desde o final de semana (mas isso não tem nada a ver com o curso). O ponto é que quase tive que refazer a primeira aula inteira em pouquíssimo tempo, mas no final acabei recuperando o desk e tudo vai sair como o planejado.

- Antes de começar qualquer coisa quero agradecer publicamente algumas pessoas sem as coisas nada disso teria ocorrido:

Martha Terenzzo, que apostou nessa idéia há 1 ano e me levou para a ESPM

Guto Grieco, coordenador do CIC, que acreditou em mim e na Martha

Felipe Bedran, professor da ESPM que me deu uma mãozinha em um momento delicado, além de várias dicas de aula

Fernando Palacios, grande amigo e ex-sócio, cujas conversas que começaram por volta de 2006 foram essenciais para todos os desdobramentos desde então

Mariana Oliveira, querida namorada que palpitou em tudo, sempre com comentários inteligentes

Corro o risco de cometer alguma injustiça, mas se for o caso as reparações serão feitas no post de fechamento do curso. :)

Para os alunos inscritos, até daqui a pouco!

Para os não-inscritos, também.

21 comentários:

  1. Sucesso! Estarei acompanhando por aqui, logo serei uma aluna não inscrita? Abs Livia Bassi

    ResponderExcluir
  2. Daqui de Brasília, não vou perder uma aula! ;)

    ResponderExcluir
  3. Tamo junto no EAD do Curso ( rsrsr ) Espero desafios!

    ResponderExcluir
  4. Olá Bruno,
    não sei se é tarde, mas tem versão EAD do curso? Não achei no site e gostaria muito de fazer, se não der agora fico pra a próxima edição =).
    Obrigado e parabéns pelo curso.

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Infelizmente não vou poder ser um aluno de sala de aula, mas com certeza serei, nessa edição, um aluno de blog! :D hehehe
    Essas observações sobre modelos de aulas são bem pertinentes. Vejo como uma ótima iniciativa (pioneirismo também, porque até hoje não vi nada parecido) e acredito que dará muito certo. Você e a Martha são demais!
    Bom, até mais!
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Sucesso Brunão, estou acompanhando de perto. Abração e boas aulas. Abs. Gustavo Giglio

    ResponderExcluir
  7. sucesso Brunão! Boas aulas! estou acompanhando de perto. abração. Guga!

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigado pelas mensagens de apoio! É tudo experimental, mas farei o melhor possível. :)

    Frank, não existe uma versão EAD do curso. Quem sabe no futuro?

    ResponderExcluir
  9. BOA. Terei o prazer de acompanhar na sala de aula. Se precisarem fazer alguma pergunta, me coloco à disposição.

    Valeu.

    @3ernardo

    ResponderExcluir
  10. Oi Bru!!! Mt merda para vc e este Curso inovador! Energia eh q nao lhe falta e o "se jogar" mt menos. E sao ingredientes fundamentais para se realizar.
    Serei uma aluna online ok?! Dupla responsa p vc! Rs..
    Bjao!

    ResponderExcluir
  11. Estarei aqui como aluna não-inscrita, mas com ctz participativa!

    Sucesso Bruno!!!

    Bjs,
    @Augeda

    ResponderExcluir
  12. E quando a ESPM do Rio vai ter??? Vambora agitar isso!!!!

    ResponderExcluir

O espaço é aberto para críticas, sugestões e até elogios. Só, por favor, não venha com spam.