segunda-feira, 4 de abril de 2011

A mania dos infográficos chega às séries de TV

O canal Sony criou esse infográfico com curiosidades sobre CSI para promover a nova temporada da série. Para ver melhor é só clicar na figura.

Apesar da super-popularização dos infográficos, fato que está tornando esse recurso um clichê, sinceramente acho que ainda há espaço para ações desse tipo. É uma ferramenta para municiar alguém com informações de um jeito bem rápido e simpático.

Nesse caso o infográfico não têm nenhuma relação com a história da série, mas sim com curiosidades sobre a produção. Quanto custou, quais celebridades já participaram etc.

O que eu fico pensando é que esse também seria um recurso interessante para ajudar as pessoas a entenderam melhor histórias complexas.

Vamos usar como exemplo o caso de Matrix. Os espectadores que assistiram só os 3 filmes ficaram com muitas pontas desamarradas, já que certas partes eram explicadas só na HQ, na animação ou no videogame.

Não seria legal se lançassem junto uma "cartela didática" mostrando uma linha do tempo e qual história se encaixava antes? Sem precisar dar spoiler, funcionaria apenas como um guia para aqueles que quisessem se aprofundar mais.

Tenho a impressão de que algo desse tipo ajudaria muitos fãs e até incentivaria os consumidores ocasionais a se aprofundarem mais em um universo transmídia.

2 comentários:

O espaço é aberto para críticas, sugestões e até elogios. Só, por favor, não venha com spam.